ART RESIDENCY

PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

(Presencial - Datas a Serem Definidas Entre Artista e a Escola, de acordo com o Programa escolhido)

Uma residência artística com Juliano Hollivier e a Escola de Modelo Vivo, Arte & Referência oferece a cada artista uma rara oportunidade de co-criar uma experiência com o que há de melhor no ramo desta arte. Oferecemos um espaço único de colaboração para que os artistas possam realizar sua própria visão criativa. Um período de criação conjunta em tempo real e com Performances customizadas em apoio ao trabalho de arte que se proponha realizar. Nenhuma outra residência permite que esse nível de criatividade seja alcançado com a contribuição e orientação de outro artista profissional. A experiência criada por Juliano Hollivier é inigualável no mundo das residências artísticas, pioneira por se tratar a única entre o artista modelo vivo e o artista plástico, que trabalham um a um em busca da expressividade e identidade artísticas.

Uma nova proposta de exposição e observação do corpo nu é praticada na escola: o modelo vivo se apresenta como sujeito da exposição de seu corpo e orienta ao artista estratégias que visam a expressividade, a liberdade e o encontro da identidade artística.

O programa pode ser customizado de acordo com o interesse e necessidade do artista. Sugestões:

Programa de 7 dias

Experiência de Desenho com Modelo Vivo: 9h às 12h (Seg – Ter – Qui) prática individual desenhando o Nu; e das 17h às 20h (Qua e Sex) Desenho presencial do Nu com o grupo online.

Experiência Ser Um Modelo Vivo I*: 9h às 18h (Sáb – Dom)

Performance: 16h às 18h (Dom)

Programa de 10 dias

Experiência Ser Um Modelo Vivo I*: 9h às 18h (Sáb – Dom)

Performance: 16h às 18h (Dom e 2ª Qua)

Programa de 14 dias

Experiência Ser Um Modelo Vivo I e II*: 9h às 18h (dois Sáb – Dom)

Performances: 16h às 18h (dois Dom) e 17h às 19h (2ª Qua a Sex)

Todos os Programas incluem:

Visita(s) ao Museu: 14h às 17h (Ter e/ou Qui)

Visita à loja de Materiais Artísticos: 9h às 10h (1ª Seg), caso o artista necessite

*(A Experiência Ser Um Modelo Vivo I e II acontecem juntamente com outros alunos)

Experiência de Desenho com Modelo Vivo

Prática diária de desenho do Nu a partir de temas ou técnicas previamente definidas pelos artistas. Estratégias de observação e registro da figura humana são realizadas de acordo com o que o artista precisa para evoluir. Dramaturgia corporal, objetos cênicos, adereços, iluminação, música e poses contextualizadas fazem parte dessa prática.

*Experiência Ser Um Modelo Vivo I e II

Preparar o corpo com informações relacionadas à exposição artística do Nu é um dos objetivos deste curso. A ampliação da consciência corporal também é uma das propostas. Assuntos diversificados sobre a profissão compõem o material trabalhado:

• Introdução Histórica sobre o Nu

• Referência Anatômica

• Corpo Comunicativo

• Estar Nu na Arte

• Imobilidade Ilusória

• O Corpo Mediador

• Essencialidades

• O Corpo em Pausa

• Escopo do trabalho

Os assuntos são tratados com estratégias teórico-práticas. É importante que o aluno esteja engajado no conhecimento do próprio corpo e tenha uma atitude aberta ao nu artístico. Porém, é importante também ressaltar que os alunos não necessariamente precisam se expor fisicamente nus nas atividades para desenho.
Embora este curso trabalhe com a exposição do corpo físico e psicológico e isso inevitavelmente desperte o seu interior, isto não é uma terapia. É imprescindível que você esteja disposto o suficiente para lidar com seus limites e imperfeições. Elas vão aparecer!

O que está incluso:

• Prática de Desenho da Modelo Vivo (exceto nos dias da Experiência Ser Um Modelo Vivo)

• Experiência Ser Um Modelo Vivo I (nos Programas de 7 e 10 dias) e Experiência Ser Um Modelo Vivo I e II (no Programa de 14 dias)

• Uma visita ao Museu de Arte Contemporânea (no programa de 7 ou 10 dias)

• Visita ao Museu de Arte Contemporânea e à Pinacoteca do Estado de São Paulo (no Programa de 14 dias)

• Traslado (Aeroporto GRU) – exceto às segundas-feiras

O que não está incluso:

• Materiais de arte

• Acomodações

• Alimentação

• Noites

Para Opções de Datas para realização dos programas, Valores de Cada Programa Sugestões de Acomodações entre em contato aqui ou Whatsapp 11 981615175.

Público Alvo

Estudantes de artes visuais, artistas, desenhistas, poetas, pintores, escultores e demais interessados no registro da figura humana e nas artes do corpo (maiores de 18 anos).

Orientação: Juliano Hollivier.

Juliano Hollivier é autor do livro NUDEZ CRIATIVA CONSCIENTE (Amazon, 2018), modelo vivo profissional, artista do corpo, performer e ator. Pós-graduado em educação somática, desenvolve desde 2007 um trabalho performático diferenciado como Modelo Vivo. Estuda e pesquisa o corpo e suas expressões artísticas dentro do processo criativo, além da anatomia humana e da participação do modelo na formação de artistas. Em 2017 criou a Escola de Modelo Vivo, Arte & Referência, primeira e única escola brasileira dedicada ao ensino desta profissão, oferencendo cursos de formação nesta arte e de ampliação da consciência corporal. Atua de forma presencial e online nas principais universidades de Arquitetura, Belas Artes, Cênicas, Design, Moda, Medicina e instituições de ensino e cultura no Brasil, EUA e Europa.